sexta-feira, 21 de março de 2008

Conheça um pouco da história desse Volvo

Seu nascimento foi atribulado. Na apresentação, em setembro de 1944, na Suécia, o compacto Volvo PV444 dividia o mesmo salão com o sedã PV60, uma reformulação de um modelo pré-guerra. Um total de 148 437 visitantes foi prestigiar os dois lançamentos nos dez dias do evento, mas o PV444, primeiro Volvo com estrutura monobloco de aço e desenho inspirado nos fastback americanos, foi o destaque. O baixo preço era seu forte: custava o mesmo que o primeiro Volvo, o ÖV4, apelidado de Jakob, lançado 17 anos antes. No total, foram encomendadas 2 300 unidades - havia até quem oferecesse o dobro para receber o carro antes.

O motor era o menor já feito pela marca, efeito da crise da Segunda Guerra. Tratava-se de um 1.4 de 40 cv, carburador simples, com comando no bloco mas válvulas no cabeçote, novidade para um Volvo. Como se tornaria hábito na marca, a preocupação com a segurança fez com que PV444 fosse o primeiro do mundo a adotar pára-brisa laminado.

Após a guerra, quando começaria a produção, uma greve na fábrica atrapalhou tudo. Só havia dois carros, usados em testes. A Volvo acabou fazendo uma publicidade involuntária enquanto a dupla rodava 30 000 quilômetros, despertando curiosidade no público. A fabricação só teve início em fevereiro de 1947. Dos 12 000 exemplares estimados para ser feitos naquele ano, 1 0 181 já estavam vendidos. O ritmo lento da produção só ajudou a dobrar seu preço.

Em 1950 chegou o chassi reforçado PV445, um PV444 com 2,60 metros de entreeixos (20 centímetros a mais), mas sem a carroceria traseira, para que fosse adaptado como picape, van ou conversível. Em 1953, quando o PV444 liderava o mercado sueco, surgiu a perua de carga Duett. O pára-brisa e o vidro traseiro ficaram maiores em 1954 e, no ano seguinte, ele desembarcou no mercado americano, novo objetivo da marca. Em 1957, tanto o PV444 quanto o 445 receberam um motor 1.6 de 60 cv. Como em toda a linha Volvo, ele trazia cintos de segurança diagonais, outra grande novidade na época.

O PV444 durou até 1958, quando o PV544 o substituiu. Este era uma leve remodelação do anterior, com a opção de mais um 1.6, de 85 cv. O cinto de segurança passou a ser de três pontos em 1959, uma inovação mundial. No ano seguinte, o PV455 e a Duett deram lugar ao P210 - o mesmo projeto, mas com pára-brisa curvo e o painel do PV544.

Volvo se preocupava ao ver seus carros em competições, pois acidentes poderiam manchar sua reputação, mas os PV444 e PV544 ajudaram a amenizar esse receio. Os dois venceram várias corridas, como os campeonatos europeus de rali de 1958 e 1963.

O último PV544 foi montado em 20 de outubro de 1965 - mas a variação P210 durou até 1969. Um total de 445 526 unidades do PV444 e seus derivados foi fabricado, sendo 160 000 exportadas. A Volvo esteve a maior parte dos anos 60 entre as cinco marcas importadas mais vendidas nos Estados Unidos. Com vigor digno de um guerreiro viking, o projeto barato venceu adversidades para ser lançado, durou mais de 20 anos no mercado sem grandes mudanças, conquistou mercados e ainda trouxe troféus para casa, honrando a Volvo e a Suécia.

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