quinta-feira, 20 de março de 2008

Novo Audi A4

Desenho em nada surpreendente. É uma perua elegante, atraente de maneira discreta e coerente com a geração mais recente e maior do A4, apresentada em Frankfurt no ano passado.
O eixo dianteiro mais à frente e a inclinação do teto sugerem maior esportividade. Ele também ficou quase 12 cm mais longo, com 470 cm no total. Talvez até pela previsibilidade no estilo a Audi tenha optado por divulgá-la em cor magenta metálica e com estofamento vermelho, para adicionar um tempero visual. Afinal é no conteúdo técnico que a Audi aposta suas fichas.
Para começo de conversa são cinco os propulsores disponíveis, todos cerca de 14% mais econômicos, segundo a Audi. Dois deles são movidos a gasolina. O topo de linha é um V6 de 3.2 litros, 265 cv e 33,6 mkgf. Leva a A4 Avant de 0 a 100 km/h em 6,4 segundos e dali a até 250 km/h. Com quatro cilindros, a opção de 1.8 litros TFSI produz 160 cv e 25,4 mkgf. A aceleração de 0 a 100 km/h se completa em 8,9 segundos e a versão chega a 218 km/h.
Já o 3.0 TDI rende 240 cv e 50,9 mkgf, sai do 0 aos 100 km/h em 6,3 segundos e atinge 250 km/h. Outros dois TDI, de 2.0 litros, 143 cv e 32,6 ou 170 cv e 35,6 mkgf complementam a oferta. O primeiro chega a 100 km/h em 9,7 segundos e alcança 208 km/h, enquanto o segundo faz o 0 a 100 km/h em 8,6 segundos e chega a 222 km/h. Um 2.0 TDI de 170 cv deve ser lançado um pouco depois. A câmbios manual e tiptronic de seis velocidades, além de CVT para o motor 1.8 e o 2.0 de 143 cv. O 3.2 FSI e o 3.0 TDI tem tração integral. Calçada em rodas de aro 16 ou 17, a A4 Avant tem controle eletrônico de estabilidade.

A perua comporta de 490 a até 1430 litros de bagagem. O freio de mão é eletromecânico. Airbags adaptativos, tensionadores de cintos de segurança com limitadores de força e sensores de posição dos assentos da frente. Estes ainda dão suporte à parte superior do corpo em caso de colisão traseira. A A4 Avant ainda pode contar com alerta de saída de faixa, piloto automático adaptativo, sistema de navegação, conexão para iPod, Bluetooth, ar condicionado de três zonas, partida por botão, faróis que acompanham a direção das curvas e teto panorâmico. Por essas e outras, o desenho da perua A4 pode ser só bonito, sem chamar muita atenção.

Nenhum comentário: