segunda-feira, 17 de março de 2008

O Estilo faz a Diferença

Lançado há um ano na Europa, o Fiat Bravo mostra mais qualidades dinâmicas e estéticas que seu antecessor

De anos difíceis ninguém tem saudades, mas tempos de crise muitas vezes ajudam a estabelecer um futuro melhor. Foi o que ocorreu com a Fiat italiana, que das dificuldades do passado recente saiu fortalecida, mérito de uma competente reestruturação, da valiosa ajuda da Fiat brasileira (que sempre foi lucrativa nos anos ruins da matriz) e, claro, de novos produtos que viraram o jogo e salvaram a empresa.

Muitas novidades surgiram nesse verdadeiro renascimento da Fiat. Novas gerações de antigos sucessos da marca como o Cinquecento, o Panda e o Croma viram a luz, mas também nasceram veículos totalmente inéditos como o Sedici, a Idea e o Grande Punto. Destas novidades, as duas últimas já rodam entre nós — no Brasil é apenas Punto, mas apesar do nome reduzido é o mesmo automóvel. Estes novos Fiats agradaram aos italianos e, ao que parece, estão também conseguindo reconquistar o mercado perdido nos restantes países da comunidade econômica européia. E foi lá, na velha Europa, que rodamos com a mais recente das novidades da Fiat, o Bravo.

O nome é velho, mas o carro é todo novo. Esqueça o antigo Brava, lançado na Itália em 1995 (que viveu entre nós de 1999 a 2003 e foi substituído pelo Stilo), assim como a versão de três portas homônima à novidade, que quase desembarcou no Brasil e teve o lançamento abortado. Entre o novo Bravo, recém-lançado na Itália (março), e seus antecessores há pouco em comum. É genuíno representante de uma nova geração de Fiats que quer, e parece realmente poder, estabelecer um padrão maior e melhor para a marca.

As linhas do Bravo lembram as do Alfa Romeo Brera e trazem elementos presentes no Punto, tais quais os grandes faróis cobertos por uma ampla lente de policarbonato, o capô inclinado e a linha de cintura alta, que aponta para cima em direção à traseira grande e arredondada. Enquanto no Punto as lanternas traseiras estão nas colunas, no Bravo lentes ovaladas determinam o limite das laterais e, acima destas, começa o vidro traseiro de pequenas dimensões. São linhas arredondadas as do novo médio, mas que exalam esportividade com ângulos acentuados. Continua...

Fonte: bestcars

Nenhum comentário: