quinta-feira, 20 de março de 2008

Lotus e seu submergível

Quem assistiu ao filme 007 - O espião que me amava, de 1977, certamente se lembra da Lotus Esprit com talentos submarinos.

Pois a equipe da Rinspeed também deve ter feito parte dessa audiência, já que conseguiu criar um carro com as mesmas habilidades: esportivo e bonito e com fôlego para profundos mergulhos. A diferença é que, enquanto no cinema, a cena envolvia uma animação, o Rinspeed realmente cumpre esse papel. O nome do primeiro carro submergível do mundo dificilmente seria mais apropriado: sQuba.

O esportivo é um targa que consegue trafegar a até 10 metros de profundidade. O motor a combustão foi trocado por vários elétricos. São três baterias de íon-lítio na traseira, um para mover o carro em terra firme, dois para propulsão debaixo dágua. Dois mecanismos a jato dão suporte a esta dupla com saídas que acompanham a largura dos retrovisores. Portanto, além da diversão que pode proporcionar, o sQuba não polui.

Por razões de segurança dos passageiros, o carro não possui teto fechado. Tanques de ar comprimido fornecem oxigênio aos dois ocupantes. Se eles preferirem, podem flutuar com o carro, que só submerge com uma das portas abertas. Sensores a laser permitem até que o carro se mova sozinho. Sem os passageiros, ele vem à tona por conta própria também. O interior é à prova de água salgada e tem acabamento em madrepérola. A base para o projeto do sQuba é outro Lotus, o Elise. Mais detalhes técnicos não foram divulgados, mas desde já fica difícil algum outro carro no Salão de Genebra ser mais inusitado que este.

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