domingo, 9 de março de 2008

Drift: um esporte radical sobre quatro rodas!

Drift ou drifting é uma técnica de direção de carros que consiste em deslizar nas curvas espaçando a traseira, girar o volante para que as rodas dianteiras estejam sempre em uma direção oposta a curva (se o carro vira para a direita então a roda deve estar a esquerda, e vice-versa), controlando o nível de derrapagem, fazendo o carro literalmente andar de lado ou cautar literalmente.

Drift na tradução livre, significa deslizar. É uma modalidade que briga com as leis da física, e que ganhou fãs no Japão e EUA, e chega agora ao Brasil. Para encarar essa modalidade o carro tem que ser bem modificado. Algumas características são essenciais: tração traseira, câmbio mecânico e diferencial blocante. E para andar no limite, é preciso usar até óleo de moto no motor.

Esse novo esporte já ganhou milhares de fãs pelo mundo todo, e não é de se estranhar que algo assim já tenha sido inspiração para milhares de produções culturais, tais como:
- A série de mangá Initial D criada por Shuichi Shigeno, que teve uma adaptação para desenho animado japonês (anime) e um seriado live-action, é uma serie de grande sucesso no Japão que retrata fielmente o drift nas montanhas.
- Vários jogos de vídeo game.

- E claro, a mais conhecida no Brasil, foi tema do terceiro filme da famosa franquia Velozes e Furiosos: Desafio Em Tóquio (esse é sem o Vin Diesel e o Paul Walker garotas). Para quem não conhece, são filmes de ação, esse terceiro é de 2006 (em inglês a franquia se chama The Fast and the Furious). O filme foca uma nova leva de personagens, esse novo estilo de corrida (o drifting), e um novo local onde ocorrem os acontecimentos (Tóquio, Japão), diferentemente dos outros filmes.


Drift e as Mulheres

As mulheres já têm grande participação no setor automobilístico, deixando de ser um nicho de mercado e dividindo preferências com os homens.

Algumas competem em campeonatos diversos com homens e fazem sucesso. O dia 08 de março foi o dia internacional da mulher, dia oficial deste ser humano notável de muitas qualidades que mostra cada dia a sua capacidade.

Elas não querem ser lembradas como objetos de desejo ou apenas mais um rostinho bonito, principalmente nas competições, elas precisam mostrar que são capazes igualmente aos homens.

Muitas mulheres participam dos eventos automotivos, muitas são modelos das empresas dando um charme a mais na exposição. Algumas já mostram que não querem ser apenas a moça bonita do lado do carro e sim a moça bonita dentro do carro acelerando forte.

Em 2003, Nadine Toyoda (conhecida como black mamba) foi à primeira competidora de drift nos EUA. Ela encontrou preconceito dos homens, pois conseguiu patrocinadores rapidamente enquanto outros competidores não conseguiam. Os competidores alegavam que Nadine conseguiu os patrocinadores por ser bonita. Nadine tem experiência em corrida de pista, corrida em terra e drift. Além de participar das competições, ela trabalha como diretora do programa “The Drifting Pretty Program”, programa que treina as mulheres como fazer drift e acelerar.

Não existe restrição para carros e não precisa ter experiência em pilotagem. Além de participar no mundo automotivo, Nadine cuida de sua filha que acompanha em todos os eventos automotivos e já demonstra gostar de carros e velocidade. Esse time de cuidar da família e ainda a vida profissional e o grande desafio das mulheres de hoje e muitas que vencem esse desafio são heroínas.
Artigo publicado a partir de pesquisas dos seguintes sites: Velozes.com, Autoesporte - globo.com

Um comentário:

Stephan disse...

Eu gostei do seu Blog, mas me diz uma coisa, eu pretendo comprar um Opala Diplomata, mas não sei se ele é bom para fazer Drift, você pode me ajudar?