segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Mania de Fusca


Em julho de 1996, a Volkswagen fabricou o último Fusca no Brasil. Uma década depois, o carro ainda pode ser considerado uma mania nacional.

A maior comunidade sobre o carro no Orkut tem 33 mil membros - a maioria jovens que adoram competir entre eles para descobrir quem tem o modelo mais antigo.
Dados da Volkswagen também confirmam o favoritismo. Entre 1959 e 1997, o Brasil colocou nas ruas cerca de 3 milhões de Fuscas.

O Fusca também é o único no país a ter seu próprio dia nacional, instituído em 1996 e comemorado em 20 de janeiro. Em escala mundial, os números também impressionam: a estimativa é que 21,5 milhões de Fuscas já tenham sido fabricados pelo mundo.
Alguns são mais raros, como o caso dos 30 primeiros automóveis que chegaram ao Brasil, importados da Alemanha, na década de 50. Existem 15 deles em circulação, raríssimos. Outros dois modelos, muito cobiçados, são o de 1965, que veio com teto solar, e o de 1986, ano em que a VW encerrou a fabricação do carro pela primeira vez no país e, para comemorar, lançou uma linha limitada com apenas 850 unidades, numerada, que veio com um livro histórico e uma chave de ouro.

No final dos anos 90, a Volkswagen quis reeditar o Fusca lançando no mercado o New Beetle. Apesar de não ter feito um sucesso muito estrondoso no Brasil - apenas 643 automóveis foram vendidos entre 1999 e julho de 2002, últimos dados revelados pela montadora -, a nova versão do Fusca conquistou a simpatia de algumas celebridades, como a atriz Alinne Moraes, que já teve um modelo em sua garagem.

Um comentário:

Lets! disse...

Mt legal o Blog de vcs!!!!